Um estudo bibliométrico sobre a profissionalização do E-Sports no Brasil
Palavras-chave:
E-sports, Pofissionalização, Brasil, Jogos EletrônicosResumo
Os jogos eletrônicos vêm crescendo exponencialmente e envolvendo diversos jogadores espalhados pelo mundo. Nos últimos anos, os jogos eletrônicos surgiram como uma grande descoberta para indústria de entretenimento mundial. Hoje em dia, os vários tipos de jogos eletrônicos conseguem muito mais dinheiro do que cinema e música juntos. Nesse contexto o presente trabalho pretende investigar quais as dificuldades encontradas no contexto nacional e internacional para profissionalização do E-sports? Quais os fatores, em se tratando do contexto internacional, tornam o E-sports uma profissão? O objetivo geral do trabalho foi explorar através de uma análise bibliométrica, o contexto nacional e internacional de profissionalização do E-Sports. Em termos metodológicos o trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa de natureza mista (quali-quantitativa), de ordem descritiva, que fez uso da análise bibliométrica para buscar os resultados. Foram observadas e apontadas as principais dificuldades segundo a literatura para a profissionalização do E-Sports no Brasil e no mundo, além de terem sido mapeadas as principais áreas de discussão dentro do assunto e perspectivas atuais, caracterizando uma área promissora no âmbito da pesquisa e no âmbito profissional.
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