A importância do gerenciamento de configuração para o ciclo de vida do software: um estudo de caso baseado nas diretrizes da engenharia de software
Palavras-chave:
Gerenciamento de Configuração, Software, Qualidade, ProjetoResumo
Devido à cobrança de uma boa qualidade e funcionalidade de um software, as empresas vêm procurando formas de organizar e trabalhar uma qualidade por meio da gestão de qualidade e gestão de projetos. Porém, dentro desses dois ambientes, há diferentes tipos de processos a serem seguidos e há casos em que é preciso criar funções de suporte para o gerenciamento. Tratando-se da qualidade do software, desde seu desenvolvimento até a entrega ao cliente final, o Gerenciamento de Configuração de Software mostra-se como um meio de gestão essencial para a identificação e controle de mudanças no ciclo de vida do software. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a importância do gerenciamento de configuração para o ciclo de vida do software, a partir da aplicação de um estudo de caso, com base nas diretrizes da Engenharia de Software. Com o desenvolvimento da pesquisa, é possível verificar como o processo de Gerenciamento de Configuração de Software é aplicado em uma empresa, apresentando as vantagens da aplicação do processo e as desvantagens da não aplicação do mesmo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira em Tecnologia da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira em Tecnologia da Informação utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.