Implementação do protocolo IPV6 com segurança: Uma análise sobre os desafios e riscos para os administradores de redes internet
Palavras-chave:
Implementação, Segurança, Riscos, ProtocoloResumo
Uma das grandes preocupações que assolam os profissionais de TI na atualidade é com a segurança na comunicação utilizando a internet. Técnicas paliativas como a utilização dos serviços NAT já vem sendo utilizadas, mas começa a apresentar seus limites. O novo protocolo IPV6 vem sendo estudado e implementado gradativamente por instituições acadêmicas e profissionais e, entre outras características, visa oferecer maior segurança através de serviços como o IPSec. Com isso, passa a se tornar interessante apresentar uma análise dos desafios e riscos que os administradores de internet vão ter pela frente a tomar a decisão dessa transição IPV4 para IPV6 com segurança. Essa é a proposta desse artigo.
Referências
COMER, D. E. Interligação em redes com TCP/IP. Rio de Janeiro, ed. Campus, 1998.
JUNIOR, L. G.; SOUZA, J. P. L.; NUNES, R. M.; BOGO, M. Análise da segurança em redes puramente IPV6. VII ENCONTRO DE ESTUDANTES DE INFORMÁTICA DO ESTADO DO TOCANTINS, 2005.
Histórico da Internet. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet. Acesso em: 22/04/2019.
MARTINI, F. Z.; BOGO, M. Análise e proposta de implementação de um ambiente de rede utilizando o protocolo IPV6. Anais do V Encontro de Estudantes de Informática do Tocantins. Palmas, TO. outubro, 2003. pp. 381-390.
NIC BR, S. O. Práticas de segurança para administradores de redes Internet. Disponível em: http://www.cert.br/docs/seg-adm-redes/seg-adm-redes.pdf, São Paulo, 2003.
Portugal Telecom. Reconhecida como referência mundial em IPV6. Disponível em: https://www.telecom.pt/pt-pt/media/comunicados/Paginas/2017/janeiro/pt-reconhecida-como-referencia-mundial-em-ipv6.aspx. Acesso em: 22/04/2019
SANTOS, R. R; MOREIRAS, A. M.; REIS, E. A.; ROCHA, A.S. Curso básico de IPV6. Núcleo de informação e coordenação do ponto BR, São Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira em Tecnologia da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira em Tecnologia da Informação utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.