Classificação de sentimentos em avaliações de livros na Amazon

Authors

  • João Paulo Anibal Mondoni Escola de Engenharia de Piracicaba

Keywords:

ai, nltk, ia, vader sentiment, ibm watson, python, naive bayes, opinion mining, sentiment analysis, emotional range, data science

Abstract

Ao longo dos anos, o volume de dados na web cresceu drasticamente, alavancando o uso de inteligência artifical (IA) para extração de informações. O processamento de linguagem natural, via IA, classifica em arquivos de fala ou texto, sentimentos em relação a um artefato ou entidade. Neste projeto foram utilizados dois classificadores da biblioteca NLTK e o Watson Tone Analyzer da IBM, em conjunto com um dataset composto por avaliações de oito livros na loja Amazon, determinando as opiniões positivas, neutras e negativas de cada produto sob a ótica de diferentes consumidores.

Published

2019-08-29

How to Cite

ANIBAL MONDONI, J. P. . Classificação de sentimentos em avaliações de livros na Amazon. Portugues, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 11-21, 2019. Disponível em: https://fateccampinas.com.br/rbti/index.php/fatec/article/view/9. Acesso em: 1 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos