Radar Medidor de Velocidade Interligado
Palavras-chave:
Acidentes de trânsito, direção defensiva, radar fixo, velocidade máximaResumo
Os índices de mortes em acidentes de trânsito vêm aumentado significativamente à cada ano, são vários os fatores que interferem na segurança ao trafegar nas vias, dentre elas: falhas humanas (imprudência, negligência e imperícia), as condições precárias das vias e a facilidade para adquirir um veículo nos dias atuais aumentando assim o número de veículos no trânsito. Além do fato de não ser obrigatório o comprador de um veículo possuir C.N.H (carteira nacional de habilitação) o que aumenta o risco de pessoas imperitas dirigindo, ou seja, não conhecem as regras de trânsito, sinalização e não possui a habilidade necessária para saber tomar uma decisão em uma situação de risco no trânsito. Diante desses fatos são necessárias ações para reduzir os acidentes no trânsito, principalmente os causados pela imprudência dos condutores: dirigir alcoolizado, sob influência de drogas ou medicamentos que determinem dependência, dirigir segurando ou manuseando telefone celular, dirigir sem condições mentais ou psicológicas e enfim dirigir em alta velocidade. Com base nesta última falha humana pode-se mitigar a ideia de implantar radares interligados através de uma mineração de dados específica entre radares que aferem velocidade dos veículos nas rodovias em um determinado espaço percorrido entre um radar e outro, determinando a velocidade média do veículo através de fórmula sugerida e aplicada com exemplo, reduzindo assim os acidentes de trânsito causados pela imprudência de motoristas que trafegam acima da velocidade máxima permitida para a via definida por sinalização específica ou pela norma de circulação regida pelo Código de Trânsito Brasileiro (C.T.B.).
Referências
CIPPOLLINI, Tiago. Multa de Trânsito por Excesso de Velocidade e os principais pontos para a anulação da autuação (Atualizado 2022). Disponível em:
https://tiagocipp.jusbrasil.com.br/artigos/574637043/multa-de-transito-por-excesso-de-velocidade-e-os-principais-pontos-para-a-anulacao-da-autuacao-atualizado-2022, Acesso em 03/11/2022.
CZERWONKA, Mariana. Possibilidade de retirada de radares pode incentivar comportamento de risco no trânsito. Disponível em:
https://www.portaldotransito.com.br/noticias/possibilidade-de-retirada-de-radares-pode-incentivar-comportamento-de-risco-no-transito/, Acesso em 05/11/2022
DA SILVA, Leandro Augusto; PERES, Sarajane; BOSCARELI, Clovis. Introdução à mineração de dados com aplicações em R. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2016.
DE ARAUJO, Julyer Modesto. Art. 206 - Comprovação eletrônica da infração de trânsito. CTB DIGITAL. São Paulo, 20/07/2012.
DIAS, M.M. Parâmetros na escolha de técnicas e ferramentas de mineração de dados. ActaScientiarum, 2002.
SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Equações no cálculo da velocidade média de um veículo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/equacoes-no-calculo-velocidade-media-um-veiculo.htm. Acesso em 10/10/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Tecnologia da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira em Tecnologia da Informação utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.