TimberMagic: Desenvolvimento de jogo digital infantil em tempo de pandemia estimula o lúdico e auxilia no aspecto cognitivo das crianças

Autores

  • Italo Luan Cavalcante Freire CEUPI - Centro de ensino Unificado do Piaui
  • Alysson Ramirez de Freitas Santos

Palavras-chave:

Games, Jogos Digitais, Atividades Lúdicas

Resumo

Os jogos digitais estão sendo utilizado em diversos ambientes, devido a sua capacidade de estimular o senso cognitivo como a atenção e a memória. Este estudo tem como objetivo demostrar por meio do jogo digital desenvolvido (TimberMagic), que a utilização de atividades lúdicas pode se tornar uma ferramenta promissora para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de crianças também em tempo de aprendizagem remota, por conta da pandemia do Coronavírus. O teste foi realizado de forma virtual com 24 alunos entre 5 anos e 8 anos de idade. Percebeu-se um avanço na cognição das crianças envolvidas. De forma geral, todas demonstraram melhor desempenho em suas atividades escolares, ao passo que se divertiam durante o isolamento social.

Biografia do Autor

Italo Luan Cavalcante Freire, CEUPI - Centro de ensino Unificado do Piaui

Bacharel em Sistemas de informação pelo Centro de Ensino Unificado do Piauí (CEUPI), Especialista em Arquitatura de Soluções e Analista de Soluções digitais em Capgemina SA

Alysson Ramirez de Freitas Santos

Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista - UNIP (2017), Especialização em Redes de Computadores pela FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ - FATEPI (2005) e Graduação em Processamento de Dados pela ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ - AESPI (2002). Tem experiência na área de Gestão de Redes de Computadores, com ênfase em Rede de Cabeamento Estruturado, Servidores com Sistema Linux e Sistemas Linux Desktop. Possui o Posto de 1 Tenente e por 8 anos foi Chefe da Seção de Tecnologia da Informação da 26ª Circunscrição de Serviço Militar - Exército Brasileiro, Teresina - Piauí.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

CAVALCANTE FREIRE, I. L.; DE FREITAS SANTOS, A. R. . TimberMagic: Desenvolvimento de jogo digital infantil em tempo de pandemia estimula o lúdico e auxilia no aspecto cognitivo das crianças . Revista Brasileira em Tecnologia da Informação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 3 - 18, 2024. Disponível em: https://fateccampinas.com.br/rbti/index.php/fatec/article/view/82. Acesso em: 14 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos