O distanciamento em pensar uma Política Pública e a sua segmentação na prática
Programa um computador por aluno – PROUCA
Palavras-chave:
Inclusão Digital, Inclusão Social, Política de Inclusão, Programa GovernamentalResumo
O trabalho trata de uma investigação sobre a aplicação de políticas públicas para inclusão digital, refletida no estudo da segmentação prática do Programa um computador por aluno – PROUCA. Apresenta por objetivo geral investigar as barreiras encontradas na aplicação prática do programa PROUCA. Para o desenvolvimento da pesquisa utiliza-se um estudo de caso, aplicado junto a docentes e equipe diretiva de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, assim utiliza-se uma abordagem qualitativa do tipo descritiva-investigativa, visto a aplicação de uma entrevista com questões abertas. Estudos registram diferentes barreiras que frisam o distanciamento do pensar uma política pública e a sua segmentação na prática, destacando as importantes adequações a serem realizadas para fins de que programas governamentais não se traduzam em investimentos frustrados bem como revelando os gargalos do fazer políticas públicas que em geral se resumem no empenho de diferentes esferas governamentais e um conjunto de sujeitos de onde se destacam, sobretudo governadores, diretores, equipe diretiva e por fim professores e alunos. As Políticas Públicas devem promover, sobretudo, a harmonização destes sujeitos, observando relações de alinhamento a objetivos e metas.
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